terça-feira, 23 de junho de 2009

Love Will Tear Us Apart

A tradução dessa frase é: O Amor Vai Nos Destruir e é a inscrição da lápide de um dos maiores poetas do rock. Ele é Ian Curtis, vocalista da banda Joy Division.

Bernard Sumner, Peter Hook e Terry Mason queriam criar uma banda de rock. Colocaram um anúncio que foi respondido por Ian. Surge aí Warsaw, nome que mais tarde, foi modificado para Joy Division, sugestão de Curtis, que havia lido o livro The House Of Dolls, que narra as perversidades nazistas nos campos de concentração. Joy Division, divisões do prazer, eram os alojamentos em que as judias eram estupradas.


Ian vivia na cidade industrial de Machester, na Inglaterra e sob influência do punk, da austeridade da Alemanha da década de 1940, Iggy Pop, Sex Pistols, David Bowie e mais um punhado de personagens e fatos recorrentes da época, além da epilepsia, sua companheira de vida e de morte, criou clássicos como Shadowplay e Love Will Tear Us Apart.


A banda logo fez sucesso com suas músicas que falam de sentimentos profundos, tristes. Nos shows a performance de Ian enlouquecia o público, que muitas vezes não sabia se ele estava dançando ou tendo ataques epilépticos. Muitas vezes eram as duas coisas, e Ian tinha de ser socorrido ali mesmo no palco.


Depois de lançar dois álbuns e fazer diversos shows pela Europa, além de ter apresentações marcadas nos Estados Unidos, Curtis estava cansado. Um casamento conturbado, a doença cada vez mais recorrente, além da extrema sensibilidade fez com que Ian, cometesse, aos 23 anos de idade, suicídio, enforcando-se no varal de sua casa. No bilhete a confissão: “Neste exato momento, eu queria estar morto. Eu simplesmente não agüento mais”.


Em 2007 saiu uma cinebiografia de Ian, chamada Control e aclamada pela crítica. Esse filme mostra a criação da banda, o casamento, o sucesso, a depressão, o relacionamento extra conjugal com Annik Honoré e o fim da sua vida.




Ian e o Joy Division influenciaram toda uma geração de músicos e pessoas de um modo geral que vieram depois. Sentimentos depressivos, angústia e desespero, marcas registradas dele, podem ser encontrados na obra de diversos artistas. Os membros remanescentes continuaram a tocar, porém com outro nome, cumprindo-se assim o pacto de que o Joy Division não continuaria sem um dos componentes. Hoje a banda chama-se New Order, e é claro, possui muito de Curtis impresso em suas letras e melodias.


A inscrição da contra capa do primeiro LP da banda, Unknown Pleasures, serve para definir Ian: "Isto não é um conceito, é um enigma".

1 comentário:

  1. Olá! O seu blog será notícia no Programa Blog da Vez na Rádio Elo Fm, dessa quinta-feira - 02/07. Acesse o site e escuta o programa! www.elofm.com.br

    Blog da Vez - Segunda a sexta às 8 da manhã e às 2 da tarde!

    Alexandre Lana Lins

    ResponderEliminar