sábado, 16 de maio de 2009

Boa voz, boa cabeça

O nome dele é Paul, mas praticamente ninguém o chama assim. O apelido que o tornou famoso no mundo todo é uma adaptação de um termo em latim e significa "boa voz". Estou falando, é claro, de Bono Vox, vocalista da banda U2.

O conjunto começou quando o baterista Larry Mullen Jr. colocou um anúncio procurando músicos para sua banda. The Edge, Adam Clayton e Bono responderam e logo eles estavam ensaiando. O único problema é que não havia um vocalista, e como Bono não podia carregar sempre sua guitarra para as reuniões, ele ficou encarregado dos vocais. Surgia assim uma das maiores bandas de rock da História.

Suas letras ora românticas, como na The sweetest thing - canção que fez para se desculpar por não estar com sua esposa no aniversário dela - ora contestadoras, como em Sunday Bloody Sunday - feita em protesto a uma rixa entre católicos e protestantes na Irlanda que culminou com um massacre -, conquistaram o público que lotaram e lotam estádios para assistir o quarteto. Cantando junto com o grupo, vemos gente de todas as idades. Até mesmo o Papa João Paulo II se rendeu ao talento da banda e ganhou uma apresentação especial e a Rainha Elizabeth II nomeou-o cavaleiro honorário em 2006.

Porém, Bono Vox não estava satisfeito apenas em cantar sua indignação com os rumos que a miséria e a violência estavam tomando. Ele se tornou um dos maiores ativistas dos Direitos Humanos e chegou a concorrer ao Prêmio Nobel da Paz por seus esforços humanitários.

Tudo isso, no entanto, quase o fez ser expulso do U2 em 2005, pois apesar dos outros integrantes apoiarem-no, as tensões estavam aumentando, pois consideravam suas atitudes um pouco exageradas.

E não é só internamente que ele recebe críticas por suas ações. Recentemente, um homem criou uma conta para que todos que quisessem que Bono Vox se limitasse a cantar depositassem suas contribuições e quando o cantor jogasse a toalha, o dinheiro seria entregue para uma causa humanitária. Há até agora pouco dinheiro na conta e Bono, é claro, não desistiu.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Talvez aqui o nome não seja o interessante Bono e Paul ou...tanto faz...o que faz dele um dos maiores e melhores cantores da história vai além do talento.... passa pela consciência (não só artística) mas humanitária que este homem carrega. A vida não se baseia em vender cd's e lotar estádios e Bono ensinou ao mundo que música não é alienação e sim participação ativa em conflitos e no exercício de cidadania...Expressão

    ResponderEliminar