sexta-feira, 8 de maio de 2009

"I love you baby"

Do corte de cabelo a maneira como dirige seu carro, a personagem de Julia Stiles conseguiu achar 10 coisas para odiar nele, em um clássico dos filmes adolescentes. Mas é difícil achar uma coisa sequer para odiar em Heath Ledger. O ator de cabelos castanhos, sorriso aberto e encantador, e atuações memoráveis, deixa saudade. Saiu da festa cedo demais, quando ainda prometia muito. Aos 28 anos, foi encontrado morto em seu apartamento, deixando um filme em fase de gravação, uma das maiores bilheterias da história que ele nem pode ver o resultado final, uma filha com pouco menos de 3 anos na época, fãs desolados e muitos prêmios e elogios que ainda receberia por uma das mais brilhantes performances no papel do carismático vilão do Batman, o sempre inesquecível Coringa.

Fã de Bowie, Joplin, filmes em preto e branco, dias chuvosos e sushi, o garoto que recebeu seu nome em homenagem a um também inesquecível personagem de um clássico da literatura, o cruel e ao mesmo tempo apaixonado Heathcliff, de O Morro dos Ventos Uivantes, parecia predestinado a brilhar sempre como uma estrela jovem. Sua primeira experiência como ator foi em uma peça da escola sobre Peter Pan, aos 10 anos.

O australiano descobriu que era isso que queria fazer da vida, então aos 16, foi com o melhor amigo para Sidney, tentar se consolidar como ator. Voltou para casa depois e logo conseguiu seu primeiro papel na tv, como o ciclista gay em Sweat, de 1996. Então conseguiu o primeiro papel no cinema, no também australiano, Blackrock. Entre filmes e seriados, Ledger finalmente conseguiu ganhar os holofotes de Hollywood, quando estrelou a deliciosa comédia romântica, 10 coisas que eu odeio em você.

Daí em diante, ninguém jamais esqueceu o rostinho lindo que desceu as escadas cantando, e Ledger estrelou grandes sucessos, como Coração de Cavaleiro e O Patriota.
Em 2005, foi indicado a um merecido Oscar como ator, por seu trabalho em O Segredo de Brokeback Mountain. Não ganhou, mas provou mais uma vez ser um ator sério e muito competente.

Entre direção de videoclipes e um dos Bob Dylans de Não Estou Lá, Ledger conseguiu se superar. No papel de Coringa ele merecia não ser chamado de coadjuvante, mas sim de grande protagonista de um filme em que o vilão foi mil vezes mais interessante do que o heroi. Seu Coringa ganhou pôsters, camisetas, e a inesquecível frase “why so serious”. Infelizmente Ledger morreu sem poder ver seu maior sucesso. Mas não foi a morte dele que elevou O Cavaleiro das Trevas a categoria de bilheterias históricas. O talento de Ledger conseguiria esse feito mesmo com ele vivo.
Por seu brilhantismo tanto na tela quanto como pessoa, Heath Ledger ganhou inúmeras homenagens. O discreto ator, que tinha como roupa preferida jeans, jaqueta de couro e camiseta, ganhou o Globo de Ouro e o Oscar deste ano. Foi aplaudido de pé em ambas premiações. Mereceu cada um dos aplausos, não só pelo Coringa, mas por ter sido a pessoa que foi. Seu sorriso está marcado em nossa memória. Seus papéis nunca vamos esquecer.Jack Nicholson que me desculpe, mas sem Ledger, o palhaço da Piada Mortal parece sem graça. A música Can’t take my eyes off of you em outra voz não parece a mesma. O mundo sem Heath Ledger perdeu muito da sua graça.

6 comentários:

  1. Essa parte do filme que o Heath Ledger canta I can't take my eyes of you é linda. Eu amo esse filme!!Tá pode até parecer que é mais um filme teen americano, mas é mtoo bom!!!
    Relamente, Heath Ledger nos deixou muito cedo e com uma carreira brilhante pela frente. Assim como ele, outros artistas, como Kurt Cobain, Mussum, também sairam de cena e deixaram aquele gostinho de quero mais. Lógico, que cada um com seu talento. Ótima homenagem!

    ResponderEliminar
  2. Ah! Além disso... ele era gato! heheehe

    ResponderEliminar
  3. Não é pela beleza nem pelo sorriso encantador que este australiano tem (tem pq para os fãs Legder não vai morrer nunca) foi pela sua atuação em Brokeback Moutain que Leger me encantou, sim eu adoro 10 coisas que eu odeio em você, mas foi em Broke q ele mostrou seu talento. Em um mundo preconceituoso como o nosso só uma coisa pode motivar este ator...O Amor pela arte de atuar e Ledger mostrava isso todas as vezes que aparecia na tela da tv ou do Cinema.
    Nicholson que me perdoe, e como eu já falei antes, ele foi um excelente Coringa de HQ's mas Ledger conseguir trazer a alma alucinógena a personagem, ele não deu vida deu humanidade a Piada Mortal e a perfeição se deu na escuridão, e o Cavaleiro das †revas foi obrigado a ceder o lugar principal a um jovem que foi aplaudido de pé depois de morto, pq mais uma vez nossa sociedade hipócrita só reconhece um talento quando ele se vai..
    Amei o texto muito bem escrito, leve e informativo........ e ainda dizem que um jornalista não sabe informar com clareza.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  4. Ótimo ator..confesso que não assisti Brokeback Mountain, mas em Não Estou Lá e em Batman ele está excepcional. Muita gente acha que ele ganhou o Oscar apenas pelo fato de ter morrido, mas não, ele é o melhor Coringa de todos. Muito legal o post. Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente!!! O cara se mostrou genial desde sempre, com Dez Coisas que Odeio em Você e Coração de Cavaleiro, que não tem u que não se emocione.

    Esse sim, nasceu para brilhar.

    ResponderEliminar
  6. Heath Leadger foi embora no apice de sua carreira. Mas fica uma duvida: sera que ele teria ganhado o Oscar se ele nao tivesse falecido? Sei que eh um pouco estranho falar isso, mas a atuacao dele foi enobrecida com sua morte. Acredito que isso acontece com diversos artistas! Mesmo com tudo isso, prefiro ficar com a memoria de Heath cantando em `Dez coisas que eu odeio em voce`. Muito bom!

    ResponderEliminar