segunda-feira, 27 de abril de 2009

A excessão



Polêmica. Assim se resume a carreira de um dos maiores rappers da atualidade no cenário mundial. Entre brigas familiares, de guangue e quebrando a barreira do preconceito, Eminem conseguiu o respeito da maioria dos outros artistas da área e obteve uma legião de milhões fãs após uma trajetória nada fácil.

Marshall Bruce Methers III nasceu em 17 de outubro de 1972. Com a infância difícil após ser abandonado por seu pai, aos dois anos de idade, o jovem sofreu com a depressão da mãe, Deborah Mathers-Briggs, que mais para frente seria um grande problema na sua vida.

Sem gostar de ficar em casa por conta do vício da mãe em remédios antidepressivos, Marshall vivia na rua rodeado pelos amigos e pelo tio Ronnie, que tinha a mesma idade. Ambos viveram nas ruas de Detroit e começaram a ensaiar as primeiras batidas no Rap. Com 14 anos, o jovem começou a entrar nas suas primeiras batalhas de rap.

Sua carreira profissional e seu relacionamento com Kimberly, motivo de grandes capítulos em sua vida, começaram ao mesmo tempo. Em 1989, Eminem disputou uma competição de duelos, no Hip Hop Show, e se saiu bem.

Passaram se os anos sem sucesso, Eminem foi revelado ao mundo apenas em 1997. Um ano após o nascimento de sua filha Hailie, fruto do relacionamento com Kimberly. Em dois dos maiores duelos de rap dos Estados Unidos, o Scribble Jam e o Rap Olimpycs. Porém, em ambas as competições, Eminem ficou em segundo, perdendo para Juice. Mesmo com a derrota, sua carreira se tornou profissional naquele instante. Dr. DRE, rapper já consagrado na época e dono da gravadora Aftermath, não pensou duas vezes e já assinou contrato com o promissor.

Em 1999, Eminem se consagra. Seu álbum Slim Shady LP fica semana na lista da Billboard e ainda se casou com Kimberly. Sempre com letras envolventes e que retratam os problemas de um cotidiano, diferentemente dos demais rappers, Marshall conseguiu quebrar a barreira do preconceito, já que é o único branco a fazer sucesso num estilo de raízes negras, e começou a conquistar seus primeiros fãs.

Com uma moral mais elevada, ele variava suas letras de acordo com seu humor. Em diversas delas, retratava o ódio pela mãe, motivo de dor de cabeça até hoje por conta de processos por parte dela alegando agressões, explicitamente mostrando no vídeo abaixo, onde chega a enterrá-la.



Em outras, a parte do pai entrava. Por várias oportunidades, Eminem homenageou sua filha. Nas três musicas feitas por ele, a que fez mais sucesso até hoje foi Mockingbird, lançada em 2004, no álbum Encore. Mas a última foi When I'm Gone.



E para descontrair e mostrar apenas o seu som de horas vagas, aquelas com milhões de sátiras. Além de realizar algo cômico, o rapper não perdia a oportunidade de alfinetar seus desafetos, tanto na famosa guerra dos rappers, na discussão pública com o artista de música eletrônica, Moby, até o caso de pedofilia de Michael Jackson.



No dia 19 de maio deste ano, Eminem vai lançar seu novo CD. Com o nome de Relapse, conteúdo total do trabalho não foi divulgado. Apenas o primeiro hit, chamado de We made you foi divulgado em seu site oficial e novas celebridades de Hollywood foram vitimadas pelo polêmico astro do Rap.

9 comentários:

  1. Eminem com certeza foge dos padrões, primeiro por ser um rapper branco, o que foi uma grande polêmica na época em que ele apareceu na mídia, e na minha opinião porque as músicas deles retratam o momento de forma inteligente e contemporânea. Muito diferente do que os outros rappers fazem com suas músicas vulgares...

    ResponderEliminar
  2. O Eminem com certeza deve servir de exemplo para muitos, pois conseguiu alcaçar o sucesso em uma área musical que é típica dos negros em um dos países que é considerado o mais racista de todos. Merece ser reconhecido, sem dúvida nenhuma!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Pâmela, ele quebrou várias barreiras.Em seu filme, 8mile, é muito claro o preconceito que ele sofria por ser branco, ele que era diferente neste universo. Mesmo assim tinha uma vida parecida com a deu outros rapper's, com muitas dificulades. B-Rabbit como era chamado se envolveu em inumeras pôlemicas, e ficou quatro anos sem lançar um novo CD por se envolver severamente com drogas.Como dito no post, agora que ele está voltando, com seu novo album Relapse, com participações de outros rapper's famosos. Particularmente gosto de suas musicas e suas critas, mas confesso que as vezes o cara pega pesado em suas letras. Sem dúvida nenhuma o cara é uma excessão.

    ResponderEliminar
  4. O Eminem é um ídolo do Rap realmente admirável.
    Em um meio onde existe muito preconceito dos negros em relação aos brancos Slim Shady conseguiu se destacar e mostrar seu real valor.
    Apesar da sua vida perturbada, a distancia da filha até hoje, o fato de lidar com os processos de várias pessoas, ele conseguiu manter-se racional e enfrentar os problemas de frente.
    Eminem é muito polêmico devido a sua briga com diversas pessoas e não exigir a aprovação de ninguém. Usa um humor ácido, fala o que pensa e encara as consequencias.
    Um pai de família, profissional e polêmico.

    Murilo Rezende

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo post!

    Eu gosto de algumas músicas do Eminem, mas acredito que grande parte do aspecto polêmico de seu repertório e atitudes é puramente comercial.

    Chamar a atenção é o principal para ele, na minha opinião. Será que ele tem um bom background musical de verdade?

    Beijoss!

    ResponderEliminar
  6. Oiee...parabéns...Nao o conheço, mas o blog foi um belo aperitivo.
    Sugiro que de um "primeiro parágrafo" a personagens historicos...rs...Tipo...Zapata. Uma q é um espaço para quem nao conhece passar a conhecer, e outra que eu adoro historia, ne rsrsr fica a dica!

    ResponderEliminar
  7. As músicas do rapper realmente são boas para o padrão, entretanto, começar a basear suas músicas nos podres alheios, é o mesmo que misturar nada com coisa nenhuma.

    Ou seria a ausência de problemas de vida e portanto, falta de inspiração nas letras? rs

    ResponderEliminar
  8. resumece em uma palavra
    porfeito tdo de bom eu adoro vc eminem
    !!!!

    ResponderEliminar