quinta-feira, 23 de abril de 2009

A mulher dentro do vestido

“Não perca tempo batendo em uma parede, esperando que ela se transforme em uma porta”. Essa frase define muito bem a mulher forte que foi e é Coco Chanel. Ainda é, porque apesar de ter morrido há 38 anos, ela continua presente no estilo que caracteriza sua marca, Chanel, um verdadeiro espelho da personalidade de sua criadora.

Apesar de seu nome estar sempre associado ao glamour, sua vida começou muito longe dos brilhos e holofotes. Coco nasceu Gabrielle, e logo cedo ficou órfã de mãe. Seu pai, caixeiro-viajante, não podia tomar conta de suas três meninas, então as mandou para um colégio interno.

Adulta, começou sua carreira de estilista com uma loja de chapéus em Paris, apoiada financeiramente por um de seus amores, Arthur Boyle. Ele abriu as portas da alta-sociedade para Coco, mas foi seu talento e visionarismo que conquistaram as senhoras da época. Logo abriu outras casas de moda, comercializando também roupas esportivas, de montaria, de praia.

Paris, Hollywood e o mundo renderam-se às suas criações, como por exemplo, as calças femininas. Foi Chanel quem modificou o estilo de vestir da mulher do começo do século XX, tornando a moda muito mais leve e prática. Para ela, as roupas deveriam evidenciar a mulher que as vestisse, fazendo com que o luxo estivesse justamente em sua simplicidade.

Seu maior sucesso, no entanto, foi um perfume. Não um perfume qualquer, mas sim o Chanel nº 5. Essa é a fragrância mais vendida em todo o mundo, e foi encomendada por ela como "um perfume de mulher, com cheiro de mulher". Um frasco do nº 5 faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York. Não é para qualquer um. Como também não é para qualquer um estar na lista das 100 pessoas mais influentes do século da revista Time.

Porém durante a Segunda Guerra, Chanel caiu em um ostracismo depois de se envolver com um oficial alemão. Só nos anos 50 ela voltou a circular na alta sociedade, e nunca mais saiu de lá, seja como personagem das colunas sociais, seja vestindo as grandes mulheres. E agora Chanel é novamente chamada para a frente dos holofotes, através do filme "Coco Avant Chanel", estrelado por Audrey Tautou, que estreou na França em 22 de abril, e "Coco Chanel & Igor Stravinsky", ainda em produção.

Assista o trailer de Coco Avant Chanel (em francês):


A definição que Coco dava para suas criações se aplica com excelência também à sua pessoa: "Chanel é antes de tudo um estilo. A moda muda. O estilo permanece".

5 comentários:

  1. Adoro a frase dela: "Uma mulher só precisa de duas coisas pra ser feliz, um vestido preto e um homem que a ame", acho muito boa.
    Sem contar, que seus terninhos nunca saem de moda!
    Alias, quero muito ver o protagonizado pela Amélie Poulain chic, ou melhor, Audrey Tautou.
    E peças de teatro já foram feitas sobre ela, como Mademoiselle Chanel por Marília Pêra.

    Parabéns pelo post e pelo blog! =)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post. Conta de maneira breve e objetiva um pouquinho sobre Coco Chanel.
    Parabéns pelo blog! A partir de hoje entrarei todos os dias. ^^

    ResponderEliminar
  4. Muitoooo bom! Ameeei a idéia do seu blog, muito interessante, e muito bem escrito também! Parabéns!

    ResponderEliminar