quarta-feira, 1 de abril de 2009

O que anda para trás e muda de cor?



Esta piadinha já mostra um pouco da grande história polêmica de Michael Jackson. Uma carreira de altos e baixos. Desde astro mirim até fortes acusações de pedofilia. Porém, problemas não tiram o rótulo de Rei do Pop.

Nascido na década de 60, o pequeno Michael, com apenas cinco anos, ingressou na carreira artística. Seu pai, Joseph Jackson, juntou seus filhos e formou a banda Jackson Five. O astro deste primeiro parágrafo era o foco das atenções, o vocalista, enquanto seus irmãos eram os coadjuvantes.

Desde essa época o psicológico de Michael Jackson foi afetado. Rumores divulgados na imprensa e relatos do próprio revelavam maus tratos cometidos pelo pai, que sempre demonstrou adoração pelo dinheiro e enxergava em seus meninos uma fonte interminável de renda.

Os anos se passaram e Michael cresceu. Seu sucesso também. Com sua saída da banda, o astro pop lançou seu primeiro disco solo em 1978, chamado Of the Wall. Porém, quatro anos depois, o álbum que o consagrou como o Rei do Pop. Thriller foi considerado um dos melhores de todos os tempos, um dos mais vendidos também e foi vencedor de oito prêmios Grammy. Um fenômeno produzido com a ajuda do famoso produtor Quincy Jones, o mesmo que revelou Will Smith para o cinema.

Em 1987, outro álbum que explodiu. Bad também foi sucesso de vendas e levou o artista a se arriscar como ator. Em 1988, Michael estrelou Moonwalker em Hollywood. O nome da película se refere a um dos hits de sua última publicação. Bad foi o último disco de Michael Jackson antes de sua carreira entrar em crise. No início dos anos 90, especulações sobre diversas cirurgias plásticas e tentativas de se tornar branco caíram na imprensa, porém ninguém acreditava.



Com diversas cirurgias plásticas e sua surpreendente mudança de cor da pele, o astro pop caiu em desgraça. Alegando doença, as comunidades negras dos EUA não aceitaram a “desculpa” de Michael e deixaram de lado toda a admiração pelo cantor. Além disso, sua situação financeira não era boa. Com o gasto exagerado em coisas fúteis, seu dinheiro foi gasto sem controle. Peças de colecionador, casas e o Rancho Neverland foram adquiridos. Também, boa parte de sua fortuna foi para a caridade.

Para quebrar o clima de desgraças na vida de Michael Jackson, uma pausa para mostrar sua boa relação com o Brasil. Em 1986, o cantor veio até o país para gravar um videoclipe. Com uma crítica social envolvendo a letra de They don’t care about us, o astro pop gravou no Rio de Janeiro, no morro do bairro de Botafogo junto com o Olodum. Fato curioso foi o pedido para os traficantes que dominavam a favela para autorizarem as gravações do videoclipe.




Depois de sua passagem pelo Brasil, Michael Jackson sofreu com mais um problema. A pedofilia. Muitas acusações cercaram a vida de Michael. Segundo as vítimas, o Rei do Pop abusava das crianças enquanto visitavam ao Rancho Neverland, local no qual considerava mágico, um mundo encantado.

Na atual década, Michael Jackson foi esquecido pela imprensa. Sua imagem só voltou a aparecer em duas ocasiões. A primeira em 2005, quando foi absolvido de todas as acusações de pedofilia. E a segunda, em 2007, quando mostrou seu filho para o mundo, e quase o derrubou da janela, em cena que lhe rendeu mais críticas.

No final de tudo, sua discografia é invejável esuas aparições não acabam por aí. O Rei promente fazer uma turnê de encerramento de sua carreira, mas a data ainda não está confirmada para isto acontecer. Confira a discografia de Michaek Jackson:

1972 - Ben;

1972 - Got To Be There;

1973 - Music And Me;

1975 - Forever Michael;

1975 - The Best of Michael Jackson;

1978 - The Wiz (Original Sound track) - Michael Jackson e Diana Ross;

1979 - Off the Wall;

1982 - Thriller;

1984 - Farewell My Summer Love;

1986 - Anthology;

1987 - Bad;

1991 - Dangerous;

1995 - History;

2001 - Blood on the Dance Floor - History in the Mix;

2001 - Invincible;

2003 - Number Ones;

2004 - The Ultimate Collection;

2005 - The Essential;

2008 - 25 Years Thriller;

Com várias cenas conturbadas de sua vida, Michael Jackson nunca deixará de ser o Rei do Pop. Todos os problemas não ofuscaram seus hits inconfundíveis, seu modo de dançar único e o sucesso conquistado por meio de um talento fenomenal.

3 comentários:

  1. Que Michael Jackson tem muito talento isso é inegável, ma sua vida pessoal nunca foi muito calma... quem sabe agora com a sua volta aos palcos na Inglaterra inicialmente e com a venda de objetos pessoais(como o portão do rancho neverland) o astro do pop siga um caminho menos pertubado na vida pessoal.
    Adorei o texto

    ResponderEliminar
  2. Realmente uma situação lamentável a do maior astro do pop mundial. O Pequeno Michael mostrou sua genialidade desde criança, porém as polêmicas sempre acompanharam sua carreira.

    Uma situação bem complicada, mas como muitos sociólogos dizem, a loucura e a genialidade andam muito próximas.

    Torcemos para que essa última turnê realmente aconteça e ele encerre sua carreira com chave de ouro. Para dar uma amenizada na carreira conturbada.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o post!

    Acredito que o comportamento de Michael seja reflexo do sucesso exacerbado que teve. Assim como Britney, Lindsay Lohan (soh para citar, pq o sucesso que Michael alcancou foi imensamente maior do que o das duas), o sucesso levado as alturas pode sim ter consequencias nas atitudes e linha de raciocionio de um individuo.

    Mas sem levar em conta as situacoes citadas no post, elevados ao ultimo grau pela midia, Michael foi um artista que revolucionou a musica e a danca no mundo.

    ResponderEliminar